quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mas pra que essa tal de química!

Acho que um estudante já cansou de se perguntar em algumas aulas "pra que isso?", "porque estou aprendendo essas coisas?", "não irei usar, não deve ter utilidade alguma". Muitos já passaram por esse mesmo questionamento, mas querendo ou não a química está no nosso cotidiano, tão presente que muitas vezes passa desapercebida.
Não há duvidas da presença dela,  existe uma enorme variável de subdivisões : analítica, geral, orgânica, inorgânica, quântica, bioquímica e cada qual com sua especialização. Quem nunca comeu alguma coisa e se perguntou como era absorvido aquilo pelo nosso corpo, qual a função de carboidratos, proteínas, nutrientes entre outros. Muitas vezes é complicado entender todos esses processos e muitas vezes chato e aparentemente desnecessário. Há coisas que são fabricadas que são química pura e não nos tocamos, como medicamentos e materiais de limpeza que são criados a partir das teorias de misturas e ligações que se vê na escola e não parece ter utilidade alguma.
Porém, existe uma coisa que a maioria dos jovens querem alcançar: a universidade, não importa o curso, aquelas coisas que achava-se tão chatas serão usadas mais cedo ou mais tarde, até parece perseguição, quanto menos se gosta ou menos se sabe mais se faz presente. Um dos bons exemplos disso são os cálculos estequiométricos que para muitos é o terror, nomenclaturas de substâncias ( porque temos que saber que NaOH é um Hidróxido de Sódio), que algumas substâncias são mais ou menos reativas (isso acredito que por questão de segurança). Mas porque falo isso porque é nessa nova etapa escolar que as coisas são postas em prática, claro, que com auxílio do papel e do conhecimento já adquirido.
E toda aquela baboseira se faz útil quando menos esperamos, coisas simples podem ser solucionadas com elas. E nessas horas que damos importância para as coisas "inúteis".


Por Matheus Bianchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário