quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bilhões e bilhões


Reflexões sobre vida e morte na virada do milênio


O astrônomo Carl Sagan foi, provavelmente, o mais influente divulgador da ciência de todos os tempos. Centenas de milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo assistiram à sua série de TV Cosmos. Nos mais de trinta livros que editou e escreveu, sozinho ou em colaboração, manteve-se fiel ao compromisso do cientista: representar a realidade como ela se mostra quando submetida ao mais rigoroso escrutínio. O que, vale dizer, não deixa lugar para o misticismo, a religiosidade, as soluções que renunciam a compreensão do mundo em favor de especulações sem base na experiência sensível.

Este é o último livro de Sagan, publicado postumamente pela escritora Ann Druyan, sua mulher e colaboradora. Traz dezenove artigos dedicados a temas variados. Une-os o fio da racionalidade no exame das coisas do mundo. Por exemplo: por que se deve ser a favor do direito de decisão da mulher em relação ao aborto; por que os problemas ambientais devem ser abordados a partir de uma plataforma de máxima inteligelibilidade a respeito da ciência, da tecnologia e de seu papel social, e não com base em pressupostos emocionais muitas vezes resultantes da falta de informação. Sagan fala sobre a possibilidade de haver vida em Marte, sobre o aquecimento global e sobre sua impressionante luta contra a doença que acabou por vencê-lo.

O tema que une os artigos reunidos em Bilhões e bilhões é, enfim, a vida e a morte: do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual. Trata-se da última obra de um pensador admirável, que acreditava na capacidade do homem de tornar o mundo melhor e que, portanto, tinha um profundo comprometimento com a felicidade.


SAGAN, Carl. Bilhões e bilhões: reflexões sobre vida e morte na virada do milênio / Carl Sagan; tradução Rosaura Eichemberg. - São Paulo: Companhia das letras, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário