segunda-feira, 28 de março de 2011

Referências - Normas ABNT - NBR 6023

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).



A ABNT através da NBR 6023 estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação,  orientando a preparação e compilação dos elementos que compõem a referência bibliográfica. A referência bibliográfica consiste num conjunto de indicações precisas e minuciosas que permitem a identificação e recuperação de publicações no seu todo ou em parte. Devem ser organizadas de tal forma a torná-la compreensíveis para quem as elabora, como também para quem as utiliza.



Todos os trabalhos acadêmicos devem possuir as referências bibliográficas de acordo com essas normas. Se você consultar uma fonte externa ao escrever um trabalho ou um artigo, citá-la é honestidade intelectual básica. Mais que isso, você deve procurar ativamente por referências de fontes respeitadas para citar. Se está escrevendo a partir de seu próprio conhecimento, então deve saber o suficiente para identificar boas referências que o leitor pode consultar sobre o assunto — você não estará sempre por perto para responder perguntas. E mais, isso força você a confirmar seus fatos, e você pode descobrir que não sabe tudo. O ponto principal é ajudar o leitor — cite tudo que você pense ser mais útil.


Resumindo: nada sai apenas da sua cabeça.
Quando não se está  muito habituado a referências, pode ser um pouco difícil de fazê-las se não as têm pronta. Normalmente os livros trazem em suas primeiras páginas todas as informações necessárias, então é só seguir as normas da NBR 6023 que não tem erro.


Faça o download das NBR 6023 no link: http://migre.me/48gV1


Fontes: www.abnt.org.br / www.bcq.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário